Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

“A psicologia possui um longo passado, mas uma curta história…”

Pode-se dizer que a psicologia existiu desde que existe o Homem pois este sempre se interrogou sobre os aspetos que se relacionavam com a sua própria existência e razão de ser de vários comportamentos.

O nome psicologia foi definido no século XVI com vários personagens da história a realizarem experiências, testes e investigações, contudo sem qualquer método ou objeto de estudo definido. Com o desenvolvimento destes estudos, no século XIX, o nome Psicologia foi institucionalizado por Wilhelm Wundt como disciplina científica. Com a nova definição de psicologia, esta separou-se definitivamente da filosofia, e foi-se completando e aperfeiçoando com os vários métodos aplicados desde então.

Wundt, seguidor do estruturalismo, definiu um objeto de estudo (mente humana) e um método que se baseavam nas operações mentais e nas sensações. Desde então, vários investigadores consideraram diferentes objetos de estudo como por exemplo os fenómenos mentais e fenómenos comportamentais, através de métodos qualificados e quantificados de formas diretas e indiretas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário