Translate

domingo, 1 de abril de 2012

Hereditariedade vs meio

Cada ser humano tem características próprias que o torna único, mas esta individualidade é o resultado de características herdadas ou do meio onde vivemos?

Fenótipo- conjunto de característica que um indivíduo apresenta, cujo resultado é da sua hereditariedade e da influência do meio

Genótipo- conjunto de características que uma pessoa recebe apenas por hereditariedade


Henry Goddard defendia que apenas a hereditariedade molda o Homem.
Para provar as suas convicções, elaborou um estudo: "The Kallikak family: Um Estudo sobre a hereditariedade da debilidade mental"Estudou duas famílias com um membro em comum: O pai. Este tinha uma mulher rica e de boas famílias e envolveu-se com a empregada. Ambas tiveram vários filhos. Contudo, os filhos dele com a mulher tinham um QI muito superior aos filhos que surgiram da relação com a empregada.
Daí ele concluiu que isto se devia ao fator hereditário proveniente da mãe.





Por sua vez, Watson fez um estudo com um bebé (ver Behaviorismo) para comprovar que o meio condiciona mais o indivíduo que o fator hereditário.

Hoje em dia é mais aceite que tanto os factores hereditários como o meio, se relacionem.


Inteligência

O Q.I, grau de inteligência, relaciona-se mais com as influências do meio. Imaginemos que uma criança tem genes de inteligência e está inserida num ambiente onde não tem meios de desenvolver as suas capacidades. Embora ela tenha nascido com os genes, se não tiver o meio para as desenvolver, as características herdadas não lhe servem de nada. A criança pode ter genes de Q.I elevado dos progenitores, mas se não está inserida num meio propício ao desenvolvimento, o seu Q.I mais facilmente será mais baixo que o esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário