Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

Obesidade- Um problema da sociedade atual


"Durante séculos, gordura foi sinónimo de formosura. No entanto, em pouco tempo, tudo se alterou e o dogma de que “magreza é beleza” passou a ser a premissa dominante nas sociedades atuais. Nessa transição de mentalidade, os obesos deixaram de ser formosos e passaram a ser encarados como disformes, entrando em crises de tristeza, depressão e exclusão social, o que os levou a ficar ainda mais gordos." (Rosa, 2007).

A obesidade é uma doença que tem aumentado ao longo dos anos, e cada vez é mais notória nas crianças. Será este um problema hereditário ou influência do meio?

Causas hereditárias:
Já se mostrou que:
- Quando os dois pais sofrem de obesidade, 80% dos filhos correm o risco de sofrerem também.
- Quando só o pai ou a mãe é atingido, apenas 40% dos filhos correm o risco de também serem.
- Se nenhum dos pais a apresenta, o risco cai para 15%.


Fonte: http://www.marombapura.blog.br/faq-emagrecimento/a-obesidade-e-hereditaria/

Causas do meio:

"O sedentarismo faz parte da sociedade moderna atual, onde as pessoas tem tudo ao alcance, não necessitando fazer esforços, que podem contribuir para a queima de calorias, favorecendo o acúmulo de gordura corporal." (Dias, S.)


  • (mais de) 1 milhão de portugueses é (mais de) 150 milhões de europeus são considerados obesos;
  • 100 milhões de obesos foram contabilizados nos EUA e Canadá;
  • 235 milhões de euros é o custo anual da obesidade em Portugal;
  • Os EUA utilizam 117 milhões de dólares com a obesidade e suas complicações;
  • 30% das crianças portuguesas, entre os 7 e os 9 anos, têm excesso de peso;
  • (mais de) 1 bilião de pessoas no mundo têm excesso de peso;
  • Estima-se que em 2025 metade da nossa população seja obesa;
  • 1/3 das mortes por cancro da mama estão, segundo relatórios médicos, relacionadas com o excesso de gordura;
  • 2/3 ficam por conta das cardiopatias inerentes à obesidade;
  • 150 mil obesos precisam de colocar banda gástrica;
  • 2 em cada 10 portugueses tem excesso de peso;
  • Quando os pais são obesos, há 80% dos filhos também o virem a ser;





Através desta imagem, pode-se concluir que a obesidade é um problema global. 


Reflexão do grupo:

Como futuros profissionais da área do desporto, achamos que a obesidade existe mais por influência do meio do que por fatores hereditários. Uma criança que tenha antecedentes obesos na sua família, tem de ter mais cuidados que uma criança que não tenha. Na verdade ambas devem ter uma boa alimentação e um estilo de vida saudável, mas a criança com antecedentes deve ter mais atenção porque tem uma maior probabilidade de engordar mais facilmente. 
Quando uma criança possui genes de obesidade na família, se esta se tornar sedentária e se alimentar sem regras, este é um caminho certo para a obesidade. Por isso se torna importante a atividade física não só nas crianças como também ao longo da vida do ser humano. Esta pode evitar muitos problemas de saúde, em especial a obesidade, que se tem vindo a notar cada vez mais no mundo. 


Como futuros profissionais da área de desporto, achamos importante dar a conhecer às crianças e jovens, as várias atividades físicas que podem praticar desde pequenos. Deve-se sensibilizar as crianças a praticar desporto devido aos benefícios que este trás consigo, especialmente ao nível da saúde.



Site de prevenção contra a obesidade infantil:
http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/homepage_infantil.aspx?menuid=165

domingo, 1 de abril de 2012

Hereditariedade vs meio

Cada ser humano tem características próprias que o torna único, mas esta individualidade é o resultado de características herdadas ou do meio onde vivemos?

Fenótipo- conjunto de característica que um indivíduo apresenta, cujo resultado é da sua hereditariedade e da influência do meio

Genótipo- conjunto de características que uma pessoa recebe apenas por hereditariedade


Henry Goddard defendia que apenas a hereditariedade molda o Homem.
Para provar as suas convicções, elaborou um estudo: "The Kallikak family: Um Estudo sobre a hereditariedade da debilidade mental"Estudou duas famílias com um membro em comum: O pai. Este tinha uma mulher rica e de boas famílias e envolveu-se com a empregada. Ambas tiveram vários filhos. Contudo, os filhos dele com a mulher tinham um QI muito superior aos filhos que surgiram da relação com a empregada.
Daí ele concluiu que isto se devia ao fator hereditário proveniente da mãe.





Por sua vez, Watson fez um estudo com um bebé (ver Behaviorismo) para comprovar que o meio condiciona mais o indivíduo que o fator hereditário.

Hoje em dia é mais aceite que tanto os factores hereditários como o meio, se relacionem.


Inteligência

O Q.I, grau de inteligência, relaciona-se mais com as influências do meio. Imaginemos que uma criança tem genes de inteligência e está inserida num ambiente onde não tem meios de desenvolver as suas capacidades. Embora ela tenha nascido com os genes, se não tiver o meio para as desenvolver, as características herdadas não lhe servem de nada. A criança pode ter genes de Q.I elevado dos progenitores, mas se não está inserida num meio propício ao desenvolvimento, o seu Q.I mais facilmente será mais baixo que o esperado.

O senso comum e conhecimento científico

Senso comum

O senso comum é um saber que nasce em sociedade porque se refere a um conjunto de opiniões geralmente aceites pelos membros dessa sociedade. É através das relações e experiências quotidianas que obtemos os conhecimentos necessários para nos podermos orientar no mundo. É portanto um saber informal que se adquire de forma natural durante as interações com os outros no nosso dia-a-dia. Esta noção de senso comum varia conforme a sociedade, grupo social e época.

MAS o senso comum não é suficiente para nos compreendermos a nós próprios nem ao que nos rodeia, porque através da nossa crença nele, ficaríamos apenas com uma aparência das coisas que não eram totalmente reais. 

Conhecimento Científico

É conhecido como o conhecimento racional das coisas, cuja investigação tem por objetivo produzir saber e conhecimento.  Procura através do raciocínio frio e dos métodos experimentais a comprovação daquilo que os sentidos mostram. É através dele que o conhecimento evolui.




No nosso futuro profissional pretendemos aliar a prática da atividade física com os conhecimentos que as pessoas sabem, tanto a nível do senso comum como conhecimento científico.  Todos sabem, de grosso modo, os benefícios que a prática da atividade física tem para a saúde, e assim conseguimos chamar praticantes para qualquer profissão que escolhamos.