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terça-feira, 5 de junho de 2012

Psicanálise Freudiana

O que é a psicanálise?

Psicanálise é o nome de um procedimento para investigação de processos mentais, praticamente inacessíveis de outra forma, especialmente vivências internas e profundas como pensamentos, sentimentos, emoções, fantasias e sonhos, um método (baseado nessa investigação) para o tratamento das neuroses e um acúmulo sistemático de conhecimentos sobre a mente, obtidos através desse procedimento, que gradualmente está se tornando uma nova ciência.

Divisão Freudiana da Mente:

Freud distinguiu três níveis de consciência, em sua inicial divisão topográfica da mente, e compara-os a um iceberg:
consciente (parte de cima do iceberg) - zona de contacto com o mundo exterior. Diz respeito aos nossos raciocínios, pensamentos e perceções. A pessoa controla voluntariamente dependente das suas necessidades.
pré-consciente (zona entre a parte oculta e visível)- relaciona-se às memórias e conhecimentos armazenados que podem ser recuperados.
inconsciente (parte submersa)- representa as nossas tendências e desejos. Regula-se apenas pelo princípio do prazer.



De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego funcionam em diferentes níveis de consciência. Há um constante movimento de lembranças e impulsos de um nível para o outro.
O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de consequências indesejáveis. Estes desejos e pulsões iniciam-se logo à nascença.

   O ego funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id, tem a capacidade de "flutuar" entre os três. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, logo que encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos. Este é adquirido por volta do 1ºano.





(video sobre o Id, Ego e o Superego)
  
   O superego, apenas parcialmente consciente, serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição. É totalmente adquirido pelos 6 anos de idade.

Estádios de desenvolvimento psicossexual

Freud definiu vários estádios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade. No decorrer destes estádios, as crianças são auto-eróticas ao obter prazer erótico quando estimulam as zonas erógenas (região do corpo que, quando estimulada, dá lugar a uma sensação sexual) do corpo. Cada estádio tende a estar localizado numa determinada zona erógena.


1. Estádio Oral ( Nascimento até aos 18 meses )

    A)  A zona erógena do bebé, nos primeiros meses é constituída pelos lábios e cavidade bucal;
       B) Neste período são particularmente importantes as percepções visuais e auditivas;
            C) Alimentação é uma grande fonte de satisfação;
             D) Chupar o seio materno é para os freudianos a primeira actividade sexual;
             E) Nesta altura a relação entre o bebé e a mãe, vai ter reflexos na vida futura;
            F) É neste estádio que o ego se forma;


2. Estádio anal ( Entre os 2 e os 4 anos)

                 A) Neste estádio a zona erógena é a egião anal;
          B) Há uma sexualidade auto-erótica;
          C) A maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir à criança reter ou expulsar as fezes e a urina;
          D) O controlo da defecação gera simultaneamente sentimentos de prazer e dor - ambivalência;
            E) Este período etário corresponde a uma fase em que a criança é mais autónoma, procurando afirmar-se e realizar as suas vontades;
    
   F) Faz-se a educação para a higiene;
   G) Há um reforço do superego;

3. Estádio Fálico ( a partir dos 3 anos até aos 5/6 anos )
 
   Neste estádio a zona erógena é a região genital. O órgão sexual é a fonte de prazer, sendo comum a sua manipulação. As crianças estão interessadas nas diferenças anatómicas entre os sexos, às interacções homem e mulher, tem brincadeiras que exploram essa interacção (aos pais e às mães). Tem comportamentos exibicionistas e gostam de espreitar. Complexo de Édipo, onde o rapaz desenvolve uma atracção pela mãe e vê o pai como um rival.



4. Estádio Latência ( 5/6 anos até puberdade (periodo da maturação total dos órgãos sexuais )).

                   
              A) Após a vivência dos complexos e com um superego já formado a criança entra numa fase da latência, ou seja, entra numa aparente atenuação da actividade sexual;

 B) Ocorre a amnésia infantil;


 C) A criança investe a sua energia nas actividadesde escolares, sociais e culturais;




5. Estádio Genital  ( da puberdade e da adolescência )
   A) A partir da puberdade a zona erógena é a região genital;
B) A adolescência vai reactivar a sexualidade genital que esteve como que
        adormecida durante o período de latência;
C) O adolescente vai reactivar o seu complexo de édipo e poderá assim, fazer escolhas sexuais fora do mundo familiar, bem como adaptar-se a um conjunto de exigências sócioculturais;
D) O prazer sexual envolve todo o corpo;

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