Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Adolescência, idade do armário...

Tanto os rapazes como as raparigas passam uma fase de adolescência. É nela que descobrem a sua identidade e define a sua personalidade. Cada um deles tem alterações físicas como psicológicas. 


Psicológicas

"A adolescência é o período fundamental da maturação psicológica, durante o qual acontece a passagem da mentalidade infantil para a mentalidade adulta e se molda a personalidade. A origem da adolescência centra-se na maturação do sistema nervoso, e, sobretudo, nas alterações físicas próprias da puberdade, alterações essas que obrigam o adolescente a reencontrar a sua identidade física e psicológica, bem como a avaliar o seu papel nas relações interpessoais e na sociedade, de forma geral. Mas, felizmente, estas mesmas alterações oferecem ao adolescente uma capacidade maior para reflectir, para compreender a sua situação e, definitivamente, para conseguir, pouco a pouco, um maior grau de satisfação, autonomia e intimidade.

A adolescência é, pois, um período marcado por uma grande instabilidade emocional e pela presença de conflitos pessoais. Apesar disso, é um período necessário, como se de um treino se tratasse, pois permite ao indivíduo gerar laços afectivos e sociais mais estáveis, o que irá facilitar a sua posterior adaptação e integração como adulto na sociedade.

É evidente que a família e o envolvimento social desempenham um papel muito importante na adolescência e, neste sentido, convém sublinhar que as actividades demasiadamente opressoras, a falta de comunicação ou a indiferença podem ter repercussões negativas na maturação psicológica que deve ocorrer nesta época de intensas alterações." (S.a)

Físicas

Existem alterações nos corpos de cada sexo.

Nos rapazes, as alterações físicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos órgãos genitais, o aparecimento de pêlos púbicos, na face e nas axilas, e a voz torna-se mais grave. Associadas a estas alterações, podem surgir problemas como o tamanho do pénis e a maturação tardia, que influencia negativamente a parte psicológica e social. Um rapaz com maturação tardia, tende a ser visto como mais fraco e por isso não chama tanto a atenção das raparigas, o que lhe baixa a auto-estima. Pelo contrário, rapazes com maturação precoce tendem a ser mais auto-confiantes e mais atrativos para o sexo oposto.


Nas raparigas, os seios crescem, surgem pêlos púbicos e também nas axilas, e surge a menarca (primeira menstruação). Os problemas existentes nesta fase são a maturação tardia (sentem-se diferentes), maturação precoce (podem não estar psicologicamente preparadas) e ainda o desenvolvimento do tamanho dos seios.

O corpo, nesta fase da vida, é tido muito em conta, em demasia até, e são os problemas psicológicos causados por estas alterações, juntamente com a interação social, que aparecem muitas doenças como a bulimia, anorexia e até depressões.



Nas nossas futuras profissões desportivas, teremos de ter em atenção tanto rapazes como raparigas que se possam sentir inferiores perante os outros. Essa "inferioridade" psicológica pode fazer com que se isolem ou que sofram de bullying por parte dos outros colegas, como por exemplo um rapaz com maturação tardia, tende a ser visto como mais fraco, e ser vítima por parte dos colegas.
Como futuros profissionais do desporto, temos a noção que o mesmo está muito ligado ao corpo, e por isso não devemos desvalorizar a sua importância. Para alunos com baixa auto-estima, tentaremos dar-lhes mais atenção e fazer com que não se sintam inferiores e com uma boa imagem de si próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário