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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desenvolvimento na infância

Desenvolvimento motor


Existe uma sequência na aprendizagem das capacidades motoras: os bebés seguram a cabeça antes de se sentarem sem apoio, sentam-se antes de gatinharem e gatinham antes de andarem. A sequência é a mesma para todas as crianças, o que pode ajudar é a prática.

Os aumentos nas preparações do , corpo são desiguais e influenciadas pelos princípios de desenvolvimento:

  • Progressão céfalo-caudal:
     O bebé têm maior controlo motor sobre a cabeça do que sobre os músculos de baixo (da cabeça aos dedos dos pés)
  • Progressão próximo-distal:
      O bebé movimenta com maior controlo primeiro o tronco e só depois os braços e mãos (do eixo central do corpo para fora). 
  • Progressão de acção concentrada para específica:
     No início as ações envolvem o corpo todo.
Desenvolvimento sensorial

Visão: A visão vai-se desenvolvendo aos poucos. Quando o bebé nasce, a visão é meio embaçada, mas ele distingue luz, formas e movimentos. Só vê bem a uma distância entre 20 a 30 cm, por isso é que o rosto da mãe é tão atrativo nesta fase. Entre os 5 dias de vida e os 4 meses, preferem olhar para fotografias onde o olhar é direto. Os bebés ao imitarem expressões faciais, sugerem que a perceção de faces desempenha um papel central no desenvolvimento das habilidades de interação social e da linguagem (imitação).
Audição: A audição está funcional antes do nasicmento. O bebé reconhece sons e é capaz de distinguir a voz da mãe da de outras pessoas.
Olfato: O sistema olfativo aperfeiçoa-se rapidamente. O recém nascido é capaz de distinguir os odores que lhe agradam e os que não lhe agradam através da expressão facial. A preferência por odores agradáveis parece ser apreendida no útero e nos primeiros dias após o nascimento. 
Paladar: É o sentido mais apurado à nascença porque os bebés conseguem distinguir o amargo do doce.
Tato: Os recém-nascidos são sensíveis ao tato, pressão, à dor e temperaturas, mas também ao ritmo (embalar, palmadinhas no rabo).


Como estudar as experiências percetivas e sensoriais em bebés?
- Preferência
- Habituação e desabituação
- Potenciais evocados
- High-amplitude sucking

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