Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

Influências para a atividade física


Um estudo realizado pela Universidade de Bristol no Reino Unido, revela que as mães que se mantêm fisicamente ativas durante a gravidez, acabam por ter filhos que praticam mais exercício físico.
O estudo analisou 5500 crianças de 11 e 12 anos tendo por base fatores biológicos. Outra indicação refere que as mulheres ativas têm também mais tendência a continuar a fazer exercício depois do nascimento do filho.
As crianças são encorajadas pela atividade física da mãe a fazerem exercício e a ganharem hábitos de vida saudáveis. De acordo com Calum Mattocks, líder da pesquisa, «os anos pré-escolares são muito importantes. Parece que se as crianças vêem os seus pais a fazerem exercício físico com regularidade esta ação terá um impacto positivo junto delas».

Foram recolhidos dados sobre a atividade das crianças e a equipa de investigadores relacionou-os com a informação recolhida sobre a atividade que as respetivas mães tiveram quando estavam grávidas.
Verificaram que os filhos das mulheres que praticaram natação ou fizeram caminhadas regulares durante a gravidez se tornaram em crianças três a quatro por cento mais ativas. 


Os investigadores dizem que este elemento, apesar de marginal, é importante, pois as taxas de obesidade infantil estão a crescer exponencialmente, tendo duplicado na última década o número de crianças: agora uma em cada quatro crianças é obesa ou tem excesso de peso.
O estudo indica que o facto de nascerem no Outono, fomenta a actividade nas crianças.. Os investigadores sugerem que tal se deverá ao facto de as crianças se sentirem mais motivadas para fazerem mais desporto, porque se destacam nesta área. Isto porque são normalmente os maiores, mais fortes e mais desenvolvidos na turma que abarca crianças que nasceram durante todos os meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário